O primeiro GPIB foi criado pela Hewlett-Packard em 1960 com o propósito de conectar instrumentos programáveis da mesma marca (HP-IB). Mas com a entrada de novos instrumentos digitais e equipamentos de teste programáveis, houve a necessidade de criar uma interface standard de grande velocidade que permitisse a comunicação entre equipamentos de diferentes fabricantes.
A primeira standard, ANSI/IEEE Standard 488-1975, será publicada em 1975 pelo “Institute of Electrical and Electronic Engineers” (IEEE), que continha todas as especificações eléctricas, mecânicas e funcionais.
Devido a original IEEE488 não conter nenhuma orientação em relação a sintaxe e formatações convencionais, procurou-se aperfeiçoar todos estes pormenores juntamente com um a necessidade de um aumento de compatibilidade entre instrumentos de teste. Desta investigação resultou o standard IEEE 488.2 que não foi substituir o IEEE 488 renomeando-o para IEEE 488.1.
Em 1990, o IEEE 488.2 inclui o documento “Standard Commands for Programmable Instrumentation” (SCPI), que viria a definir comandos específicos para diferentes classes de instrumentos, garantindo sempre a compatibilidade entre eles e facilitando ao utilizador não obrigação de ter que saber diferentes comandos para cada tipo de instrumentos num sistema SCPI, e até mesmo garantido a possibilidade de substituir instrumentos de marcas diferentes.
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment